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FAQ

  • Como me cadastrar para vender ou alugar um imóvel?
    Clique aqui para preencher as informações de seu imóvel. Se preferir entre em contato conosco: WhatsApp: (48) 99617-8500 Email: contato@vivefloripa.com.br
  • Qual o custo para anunciar meu imóvel para venda no Vive Floripa?
    Anunciar seu imóvel para venda no Vive Floripa é totalmente gratuito. A única cobrança na venda é a comissão de 6% sobre o valor de venda. Para a compra de um imóvel, nenhuma taxa é cobrada diretamente pelo Vive Floripa.
  • Qual o custo para anunciar meu imóvel para aluguel no Vive Floripa?
    Anunciar seu imóvel para aluguel no Vive Floripa é totalmente gratuito. Para locação anual, será cobrada uma comissão que corresponde ao valor de um (1) aluguel integral e é destinada a remunerar os serviços prestados pelo Vive Floripa e pelo corretor e/ou consultor associado (desde visitas, a elaboração do contrato e vistoria de entrada) para que a locação do seu imóvel fosse concretizada com todo conforto, segurança e praticidade. Essa comissão é cobrada uma única vez no início da locação. Já a comissão de administração é uma porcentagem do aluguel cobrada todo mês. Para locação temporada, o valor será negociado dependendo do imóvel, da área e do interesse do proprietário.
  • Quais são os documentos necessários para comprar um imóvel?
    Os documentos necessários são: No processo de compra, os documentos necessários são: I. Documento de identidade que conste o CPF; II. Certidão de Estado Civil (para pessoas solteiras, será a Certidão de Nascimento, se casado após 1977, a Certidão de Casamento e a Escritura Pública de Pacto Antenupcial); III. Comprovante de Endereço atual; Caso use o FGTS para compra, será necessário ainda: I. Cópias autenticadas das páginas da Carteira de Trabalho em que constam a identificação do trabalhador e contratação do empregado; II. Extrato da conta FGTS dos últimos dois anos; III. Comprovante de residência de 1 ano atrás; IV. Autorização para movimentação de conta vinculada junto ao FGTS e declaração de autorização permitindo a utilização do Fundo. Caso o financiamento seja pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), deverá apresentar a declaração de que se trata da primeira aquisição de imóvel residencial.
  • Quais são os documentos necessários para vender um imóvel?
    Para vender um imóvel nós vamos precisar dos seguintes documentos pessoais: I. Documento de identidade de que conste o CPF; II. Certidão de Estado Civil (para pessoas solteiras, será a Certidão de Nascimento, se casado após 1977, a Certidão de Casamento e a Escritura Pública de Pacto Antenupcial); III. Comprovante de Endereço atualizado, com menos de 30 dias; IV. Número da Matrícula e Número do Cartório de Registro do imóvel. Esses documentos são importantes pois comprovam a situação civil do vendedor e a regularidade do imóvel. Contudo, a Instituição Financeira (no caso de compra financiada) ou o Cartório de Notas da sua região (no caso de compra e venda à vista) podem solicitar outros documentos durante o processo. Em relação ao imóvel, também será necessário: I. Declaração de quitação de débitos condominiais, assinada pelo síndico, no caso do imóvel ser um apartamento; II. Ata de eleição do síndico; III. Capa do IPTU com código de contribuinte, caso não conste da matrícula. Se o vendedor possuir alguma empresa em seu nome ou, ainda, tiver participação como sócio, será necessário apresentar também: I. Cartão CNPJ; II. Cópia do Estatuto ou Contrato Social; III. Papéis com alterações contratuais ou estatutárias; IV. Carta com a data da última modificação do estatuto ou do contrato do negócio.
  • Vou financiar o que tenho que fazer?
    O primeiro passo na compra financiada é buscar a aprovação do crédito junto ao banco de sua preferência. Ao crédito bancário você ainda deve somar o valor do sinal e de entrada, que podem ser abatidos com seus recursos de FGTS. Além dos valores do imóvel, é importante ressaltar os passos de um financiamento: Documentação: todos os bancos pedem alguns documentos para seguir com a contratação do financiamento imobiliário, tanto do comprador quanto do vendedor, e também do imóvel. Esses documentos serão usados na análise jurídica que a instituição financeira faz e, depois, para transferir a propriedade do imóvel para o novo comprador. Avaliação do imóvel: o banco avalia as condições do imóvel para checar se ele pode ser financiado. Essa avaliação é feita por empresas de engenharia especializadas, com laudo de um perito. Solicitação de saldo do Interveniente Quitante: quando o imóvel já está financiado, é possível repassar o financiamento para outra instituição. Neste caso, o banco atual solicita o saldo devedor de quitação para o banco anterior. Confirmação de Valores: O especialista responsável pelo processo realizará uma conferência de valores e dados do financiamento junto com você, a partir da minuta emitida pelo banco, evitando assim que o contrato seja formalizado com informações incorretas. Assinatura e registro do contrato: após análise da documentação, o banco emite um contrato de financiamento para ser assinado pelo comprador e pelo vendedor. Nesta etapa é emitida a guia do ITBI para pagamento. O ITBI é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis cobrado pela Prefeitura da cidade onde está localizado o imóvel e deve ser pago pelo Comprador dentro do prazo informado pela Prefeitura. O atraso no pagamento gera multa e encargos. Após as assinaturas, é necessário levar esse contrato para o Cartório de Registro de Imóveis responsável pela região do imóvel. Nós intermediamos a logística para assinatura dos contratos e o envio ao Cartório. Importante: o comprador pode contratar dois financiamentos ao mesmo tempo, desde que seja comprovada sua capacidade financeira. Mas, nessa situação, não é possível utilizar o FGTS ao adquirir o segundo imóvel. Caso já tenha se interessado por um imóvel por aqui, nós possuímos especialistas e parceiros que te ajudarão em todas as fases do processo, desde a aprovação de crédito até o registro no cartório.
  • Quais documentos do imóvel são verificados inicialmente?
    Verificamos apenas a matrícula do imóvel. Com essa verificação, é possível obter informações como localização da propriedade, metragem, proprietários atuais, transmissões, origem da compra e venda por meio de instrumento particular ou escritura pública, benfeitorias, observações, averbações e demais informações que possam conter no documento.
  • O que é a matrícula do imóvel?
    A matrícula do imóvel é um tipo de identificação jurídica, diferente da Escritura de compra e venda, que é um documento de transferência de propriedade do imóvel. É como se fosse a certidão de nascimento do imóvel, que descreve localização, metragem etc., e registra todas as transações e ocorrências envolvendo aquele determinado imóvel. Uma das suas finalidades é certificar a propriedade daquele imóvel. É o documento que prova que uma pessoa é proprietária do imóvel nela especificado. No processo de compra e venda, a matrícula é um documento muito importante para formalizar a transferência de propriedade entre vendedor e comprador. É importante ressaltar que a maioria dos imóveis devem possuir esse documento, que fica arquivado perante o Registro de Imóveis competente, que é determinado pela localização do imóvel. É esse cartório que ficará como responsável pelos registros e averbações constantes da matrícula. Este documento deverá estar atualizado para que o processo de venda ocorra normalmente. Atenção: há alguns imóveis mais antigos não possuem matrícula mas uma transcrição. A transcrição é válida, no entanto, pode surgir a necessidade de abertura da matrícula. Quando uma pessoa compra um imóvel, é necessário haver um registro no cartório, com atualização da matrícula.
  • Posso vender meu imóvel estando alugado?
    Pode sim! Nesse caso, o seu imóvel pode estar alugado com uma imobiliária. De acordo com a Lei do Inquilinato, o inquilino tem direito de preferência na compra. Se ele não se interessar ou não responder, você poderá seguir com a venda para terceiros. A partir do momento da notificação, visitas poderão acontecer, desde que tenham sido previamente combinadas com o atual inquilino.
  • Posso colocar meu imóvel para vender e para alugar ao mesmo tempo?
    Pode sim. Nesse caso, o imóvel receberá visitas e propostas para aluguel e venda. Caso alugue seu imóvel, o anúncio de venda continuará ativo, mas será importante comunicar o inquilino sobre o direito de preferência de compra, de acordo com a Lei do Inquilinato.
  • Ainda não terminei de pagar meu imóvel. Posso vender?
    Sim! Se a pessoa que for comprar o imóvel resolver financiar, o valor que você estiver devendo será quitado e você receberá somente o restante. Mas se a pessoa interessada resolver comprar à vista, você precisará quitar o seu financiamento e pedir o Termo de Quitação do contrato para o seu banco. Depois disso, o imóvel já poderá passar para o nome de quem realizou a compra.
  • Quero pagar à vista. Como funciona?
    O processo à vista é mais simples e rápido, pois não envolve as instituições financeiras. Após a negociação e a assinatura do Compromisso de Compra e Venda, ajudaremos você a levantar todas as documentações necessárias para comprovar a situação do imóvel e do vendedor. Com toda a documentação aprovada, o processo será enviado para um Cartório de Notas para elaboração da Escritura Pública de Compra e Venda. Esse documento, assinado pelo comprador e vendedor, será a formalização da transação imobiliária. Após isso, a Escritura será levada para registro no Cartório de Imóveis, onde a matrícula do imóvel será atualizada com os dados da transação e o novo vendedor.
  • Posso negociar direto com o proprietário?
    Não. O Vive Floripa será o mediador da operação e acompanhará todo o processo até a transferência da propriedade do imóvel.
  • Como funciona a avaliação da compra?
    A avaliação da compra é feita a partir dos documentos compartilhados pelo vendedor e das informações contidas nas certidões e nas consultas realizadas, que indicará a segurança ou os eventuais riscos do negócio e será classificada em três graus de risco distintos, quais sejam: risco baixo, risco moderado e risco alto. Para a adequação de cada risco, foram utilizados os seguintes critérios: Risco Baixo: considerando o escopo documental analisado, são as situações em que (i) não foram identificadas pendências ou irregularidades a serem sanadas (relatório sem apontamentos) ou (ii) foram identificados apontamentos que não representam, em conjunto, dívidas volumosas, que podem ser sanadas antes da conclusão do negócio e, desta forma, não aparentam impedir o seu seguimento. Risco moderado: considerando o escopo documental analisado, são os apontamentos (que podem ser objetivos ou não) em que foram identificadas pendências ou irregularidades que não há, a princípio, probabilidade de que o proprietário e a sua empresa tornem-se insolventes em razão do valor limitado envolvido nos apontamentos em questão. Risco alto: considerando o escopo documental analisado, constam apontamentos objetivos nos quais foram identificadas pendências ou irregularidades que equivalem a uma fração considerável do valor do imóvel e há maior probabilidade de ameaça ao pleno exercício da posse ou da propriedade pelo proprietário. Risco alto com impossibilidade de superação ou mitigação: refere-se ao apontamento ou conjunto de apontamentos envolvendo o imóvel, o proprietário ou sua empresa, que representem uma fração considerável do valor do imóvel e há, já neste momento, fortes indícios de que o pleno exercício da posse ou da propriedade do imóvel será contestado. Em outras palavras, são encontradas pendências ou irregularidades que indicam que o imóvel está em iminência de ser atingido ou há irregularidades que não podem ser resolvidas pelo vendedor em tempo razoável para a conclusão do processo de compra e venda.
  • É preciso constar o registro de imóvel no Imposto de Renda?
    Alguns detalhes do imóvel deverão ser informados, obrigatoriamente, na declaração do Imposto de Renda (IR) 2021, incluindo o registro da aquisição na Matrícula do Imóvel. Para mais informações, é importante que entre em contato com um contador responsável pelo seu IR.
  • O que são custas cartorárias?
    As custas cartorárias, também chamadas de emolumentos, são taxas cobradas pelo custo de serviços prestados pelos cartórios. A Assembléia Legislativa de cada Estado define os valores dos emolumentos, que são calculados sobre o valor da transação. Vale lembrar que os valores são reajustados anualmente. O Cartório vai emitir as custas e enviar os dados para pagamento (boleto ou dados bancários, a depender do cartório). Para atualização da matrícula com o registro da compra e venda, os cartórios de registro de imóveis cobram o valor aproximado de 2% sobre o valor da transação. Lembrando que esse valor varia a cada estado. Quem está fazendo a primeira compra pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) tem direito a um desconto de até 50% no valor das custas, se apresentar a declaração de primeira aquisição assinada.
  • O que são os imóveis Vive Floripa "Exclusivo"?
    São imóveis que não serão republicados em outros sites, estarão disponíveis apenas no Vive Floripa (Exclusivo). Se o seu imóvel foi categorizado como "Exclusivo" por nossa equipe e você não quiser manter o selo, basta entrar em contato com a gente.
  • Como saber pelo anúncio no Vive Floripa, se o imóvel é mobiliado ou não?
    No Vive Floripa, o proprietário pode optar por alugar o imóvel com ou sem mobília. Sempre se atente ao ícone no anúncio e também ao texto descritivo, pois por mais que nas fotos constem alguns móveis, nem sempre todos eles farão parte da locação. O imóvel possui mobílias, mas gostaria de retirar algumas delas. O que fazer? Após analisar o anúncio e realizar a visita, chegou a hora de fazer a proposta. Caso queira solicitar a retirada de algum item do imóvel, faça uma proposta e indique exatamente o que você gostaria que fosse retirado. O proprietário receberá sua solicitação e, caso concorde, aceitará sua proposta. Após sua documentação ser aprovada, vamos alinhar as informações da proposta. Os itens a serem retirados serão listados no contrato em um termo anexo.
  • Qual documento preciso levar para minha visita em um imóvel do Vive Floripa?
    Para realizar visitas, você precisa levar um documento original com foto que possua seu CPF registrado. Caso você não tenha nenhum documento original com foto com CPF registrado, leve os dois documentos separados (documento com foto e CPF). Para estrangeiros, leve seu passaporte. Você vai precisar desse documento para se identificar na portaria e para nossos corretores parceiros. Se levar acompanhante para a visita, é ideal que os mesmos também estejam com o documento original com foto, pois havendo portaria, poderá ser solicitado para acessar o imóvel.
  • Como faço para reservar um imóvel no Vive Floripa?
    A reserva, que garante exclusividade no processo de locação do imóvel, é possível após o proprietário aprovar sua proposta e você ter uma avaliação de crédito positiva. Após esse resultado positivo, você pode entrar em contato com Vive Floripa e reservar o imóvel desejado. Em alguns imóveis, a reserva está desabilitada por opção do proprietário. O que preciso ter para reservar um imóvel? Para fazer uma reserva, você precisa ter: Uma proposta aprovada em um imóvel com reserva disponível. Um cartão de crédito válido e em titularidade de um dos locatários informados na avaliação. Uma avaliação de crédito positiva. Não possuir uma reserva ativa para outro imóvel. O imóvel deve estar disponível para reserva.
  • Vi um imóvel do Vive Floripa em outro classificado, o que eu devo fazer?
    Ao clicar em um anúncio em outro canal (site de classificados, por exemplo) o link deve te levar para a página do nosso site. Caso isto não seja possível, entre em contato com a gente para verificar o que pode ter acontecido.
  • Tive uma experiência ruim com o corretor parceiro do Vive Floripa, posso trocá-lo?
    Primeiramente, queremos pedir desculpas por isso. Para nós é muito importante que a sua experiência seja agradável do começo ao fim do seu processo de busca e locação do seu novo lar. Por isso, é importante entrar em contato com a gente através do nosso WhatsApp ou Email e contar-nos o que aconteceu. Tomaremos as medidas necessárias para que isso não volte acontecer. Conte conosco.
  • Posso negociar com o proprietário Vive Floripa por telefone?
    Nós não compartilhamos informações de contato entre clientes, a não ser que todos os envolvidos estejam presentes durante a visita e eventualmente troquem contatos por vontade própria. Entretanto, para que tudo fique muito bem alinhado e registrado durante sua negociação, o melhor caminho é realizar toda a negociação através do nosso site com a gente, garantindo assim que tudo seja incluído no seu contrato de locação.
  • Não tenho a renda indicada pelo Vive Floripa, o que posso fazer?
    Não se preocupe, sempre vamos disponibilizar a opção de incluir mais locatários para compor a renda. É possível incluir a renda de até 4 pessoas diferentes, que serão igualmente responsáveis pela locação, mas não necessariamente precisam ser moradores do imóvel.
  • O que acontece com a minha fiança garantida na rescisão do contrato?
    Em caso de rescisão do contrato antes dos 12 meses, será estornado o valor proporcional ao período restante que já tenha sido pago, observada as regras do contrato de fiança. Caso ocorra após 12 meses, não serão cobradas novas parcelas e não haverá valor a ser estornado. A Fiança Garantida é um serviço pago mensalmente para possibilitar o aluguel dos inquilinos e, ao contrário da Caução, não é devolvido ao final da locação qualquer valor ao inquilino relativo à taxa da fiança. O que acontece com a fiança garantida se houver débitos ou reparos no fim do meu contrato? O pagamento da Fiança Garantida não isenta o inquilino do pagamento de reparos ou débitos ao longo do período do aluguel. Os valores pagos para a Fiança Garantida ao longo do contrato não serão utilizados para o pagamento das contas em aberto. A Fiança Garantida é um serviço contratado para possibilitar o aluguel do imóvel para o inquilino e garantir maior segurança para o proprietário. Caso tenha contas em aberto, você será cobrado para que realize o pagamento ou os reparos que forem necessários, conforme o previsto em contrato.
  • A minha avaliação de crédito tem validade?
    Sim. Depois que consultamos os CPFs incluídos no processo, a avaliação de crédito fica válida por 30 dias. Nesse período, você pode continuar a buscar imóveis que cabem no seu orçamento sem problema. Se a sua avaliação vencer, você pode fazer uma nova avaliação com a mesma facilidade.
  • Posso publicar meus imóveis se não for imobiliária?
    Sim, no Vive Floripa as imobiliárias podem divulgar seus imóveis, assim como os proprietários diretos. Você pode cadastrar seu imóvel aqui.
  • Como melhorar a atratividade do meu anúncio?
    Boas fotos! Quantidade não importa, qualidade importa. No Vive Floripa você pode adicionar até 15 fotos do imóvel (não é necessário mais). Está comprovado que anúncios com boas fotos (não precisam ser profissionais) são comercializados 60% mais rápido. Para tornar o anúncio mais atraente: 1. Boas fotos. 2. Bom preço. 3. O mais detalhado possível.
  • Como faço para anunciar vários imóveis no Vive Floripa?
    Você pode anunciar todos seus imóveis diretamente em nosso site clicando aqui. Se preferir, entre em contato com um de nossos consultores exclusivos para proprietários de múltiplos imóveis direto pelo WhatsApp (48) 99617-8500.
  • Posso publicar imóveis para locação por temporada no Vive Floripa?
    Sim! No Vive Floripa você pode publicar imóveis para venda, locação anual e locação temporada. Basta registar o seu imóvel preenchendo este formulário.
  • Dúvidas sobre publicação de anúncio de locação ou venda em Vive Floripa
    Todas as publicações no Vive Floripa são feitas por nosso time; não se preocupe por isso. Para registrar uma propriedade, você só precisa preencher este formulário. Como faço para suspender ou despublicar meu anúncio? Muito simples, basta contactar-nos através de qualquer um dos canais de contacto.
  • O que é e como funciona o "Exclusivo" no Vive Floripa?
    A opção de anúncio "Exclusivo" é uma forma de anunciar no Vive Floripa, na qual o proprietário deixa seu imóvel anunciado exclusivamente com a gente. A vantagem disso é que os anúncios "Exclusivos" são relevantes e se destacam dos demais anúncios, gerando mais consultas.
  • Devo cobrar um aluguel mais alto por estar no Vive Floripa?
    O valor do aluguel é sempre decidido pelo proprietário do imóvel. Nós damos total liberdade para que ele defina o valor de acordo com o mercado.
  • Tenho como dar maior visibilidade ao meu imóvel?
    Sim! A equipe do Vive Floripa é especializada em tráfego digital. Podemos montar uma estratégia para você, primeiro precisamos conhecer sua necessidade. Você pode entrar em contato com nosso time pelos canais de contato.
  • Por que não encontro o meu imóvel anunciado no Vive Floripa?
    A partir do momento em que você preenche o formulário para publicar seu imóvel em nossa plataforma, temos até 72 horas para analisar seu imóvel. Terminada esta etapa, entraremos em contato para confirmar ou não a publicação do seu imóvel. Assim que confirmarmos o anúncio com você, ele estará imediatamente disponível na plataforma.
  • A pessoa que reservou não vai seguir com a locação. O que acontece com o meu anúncio no Vive Floripa?
    Existem dois motivos para que a pessoa que fez a reserva do seu imóvel não possa seguir com a locação, são eles: desistência voluntária do contrato ou não aprovação na análise de crédito. Nos dois casos, se a documentação do interessado não for aprovada na nossa análise de crédito ou o interessado que fez a reserva desiste do processo de locação, tomamos todos os cuidados para que seu imóvel seja republicado o mais rápido possível. Não se preocupe, todas as pessoas que tiverem visitas ou propostas ativas no seu imóvel no momento da reserva, poderão ser avisadas de que ele está disponível novamente mediante a sua solicitação e vocês podem retomar a negociação.
  • Atualização de Cadastro no Vive Floripa
    É de extrema importância garantir que os dados cadastrais, como email e telefone, estejam atualizados assim, você recebe atualizações e informações importantes sobre seu imóvel e contrato. Além disso, é necessário manter o telefone atualizado sempre. Para realizar atualização de dados cadastrais como email e telefono, a solicitação deve ser feita através da nosso time. Essas mudanças podem ser solicitadas em qualquer momento da sua locação.
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